Pular para o conteúdo

Dossiê temático

Chamada de artigos

Dossiê 2025

Conexões e redes da Fundação Rockefeller na América Latina

Topoi – Revista de História receberá artigos originais em português, inglês ou espanhol para o dossiê Conexões e redes da Fundação Rockefeller na América Latina que será publicado no volume de 2025. Também serão bem-vindas resenhas de obras que contemplem a temática.

Introdução:

A Fundação Rockefeller (FR) é uma agência internacional criada em 1913, a partir dos princípios filantrópicos de John D. Rockefeller, milionário norte-americano que realizou investimentos com o dinheiro oriundo da exploração, refino e comércio de petróleo e defendeu que a filantropia não poderia ser confundida com a caridade. Ela deveria ser encarada como um investimento oferecido a agências governamentais e não a indivíduos, com duração limitada para não se tornar dependência, destinada a organizações comprometidas com a continuidade do trabalho quando o auxílio terminasse. Antes da Organização Mundial da Saúde ser fundada, em 1948, a Divisão de Saúde Internacional (IHD) da FR teve a atuação mais importante do mundo no trabalho em saúde pública (Farley, 2004). Após o fechamento da IHD, em 1951, a agência internacional diminuiu os recursos ofertados para projetos de saúde pública e passou a investir mais amplamente em ciências básicas/de laboratório, em um verdadeiro processo de molecularização das ciências (Kay, 1993). 

Este dossiê tem como objetivo contribuir para a compreensão das redes e conexões estabelecidas pela agência filantrópica norte-americana, que implicaram a formação de recursos humanos na América Latina ao longo do século XX. Entre os aspectos que se destacam está o seu Programa de Bolsas. Junto ao financiamento oferecido às instituições, a agência patrocinou o envio de bolsistas para o exterior, com o objetivo de formar quadros profissionais que pudessem retornar a seus países de origem e replicar o conhecimento adquirido. A trajetória profissional desses bolsistas nem sempre atendeu aos interesses da agência, o que demonstra as complexas relações estabelecidas entre o local e o global. Compreende-se que, muito mais do que uma imposição de uma agência internacional, a atuação da FR foi marcada pelas especificidades dos contextos locais.

Busca-se, portanto, reunir artigos que demonstrem em suas análises a complexidade das relações estabelecidas entre a FR e agências governamentais, departamentos de Estado, Universidades e institutos de ciência e de saúde na América Latina, em interpretações que destaquem a formação de profissões de ciência e saúde, a circulação do conhecimento, as trocas internacionais entre países, entre outras possibilidades.

Informações para a Submissão:

Os artigos devem ser originais, inéditos e ter entre 40 mil e 60 mil caracteres. As resenhas devem apresentar obras publicadas nos últimos dois anos, ou quatro anos em caso de publicação estrangeira, e ter entre 10 mil e 18 mil caracteres. Os manuscritos devem seguir as diretrizes da Topoi contidas nas instruções aos autores: https://revistatopoi.org/site/submissao/

As submissões devem ser feitas via ScholarOne, marcando a opção que especifica o dossiê: http://mc04.manuscriptcentral.com/topoi-scielo

O envio de artigos estará aberto até o dia 31 de janeiro de 2025. Os artigos serão avaliados inicialmente pelos editores do dossiê, quanto à sua pertinência ao tema e à qualidade do periódico. Caso a submissão seja aceita, os manuscritos serão avaliados por ao menos dois pareceristas externos anônimos, no sistema de revisão por pares, duplo-cego. Os autores serão informados da decisão aproximadamente três meses após a submissão do manuscrito.

Editores:

Informações adicionais pelos e-mails: kadobatista@hotmail.com, karinaramacciotti@gmail.comtopoi@revistatopoi.org

Ricardo dos Santos Batista (Uneb) e Karina Ramacciotti (UBA), Editores Convidados
Silvia Liebel, Editora-chefe