William de Souza Martins
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Publicações
Dos estudos inquisitoriais à Micro-história global: uma entrevista com José Pedro Paiva
Por ocasião da conferência “Entre História Global e Microstoria: investigar a partir de processos da Inquisição portuguesa”, a Universidade Federal do Rio de Janeiro recebeu o professor José Pedro Paiva no salão nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, em agosto de 2023. Nos desdobramentos do evento, pesquisadores do LAELAPS e do Sacralidades se congregaram para entrevistar o professor catedrático da Universidade de Coimbra, um dos mais destacados estudiosos do amplo campo da História Religiosa de Portugal e de seus domínios na Época Moderna. Sua vasta obra se ocupa de uma gama diversificada de aspectos da experiência religiosa católica decorrente dos princípios estabelecidos no Concílio de Tento (1545-1563), no contexto dos graves dilemas enfrentados pela cristandade moderna.
A Santa Sé e os impasses da modernidade
Resenha do livro: RUST, Leandro Duarte. Mitos papais: política e imaginação na História. Petrópolis: Vozes, 2015.
Santuários e romarias na Argentina: dinâmicas sociais, políticas e culturais
Resenha do livro: FOFELMAN, Patricia. Ceva. Mariela. Touris. Claudia. El culto mariano en Luján y San Nicolás: religiosidad e historia regional. Buenos Aires: Biblos, 2013.
Modelos e práticas de santidade feminina no Novo Orbe serafico brasilico, do frade Antônio de Santa Maria Jaboatão
O artigo pretende analisar a construção de modelos de santidade feminina no Novo Orbe serafico brasilico, a obra mais conhecida do frade franciscano Antônio de Santa Maria Jaboatão (1695-1779). No livro em pauta, são analisados três relatos de vida: o da viúva Antônia de Pádua de Góes (†1643), o da beata Catharina Paes Landim (†1748) e o da freira Maria da Soledade (1668-1719). A hipótese sustentada é a de que as diferentes narrativas serviriam como modelos de virtude para as mulheres coloniais pertencentes aos estados de casada, viúva, beata e religiosa. Por outro lado, os relatos transcritos e adaptados por Jaboatão provavelmente sofreram influências de modelos narrativos hagiográficos, particularmente aqueles inspirados nas vidas de Santa Isabel, rainha de Portugal, e Santa Clara de Assis.
