Vitor Izecksohn
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Publicações
Deportação ou integração. Os dilemas negros de Lincoln
O artigo discute a evolução da posição de Abraham Lincoln com respeito à emancipação nos Estados Unidos. Seu pensamento variou da perspectiva colonizadora, na qual os negros livres e os libertos seriam deportados do território norteamericano, para uma posição próxima à integração, na qual os mesmos seriam assimilados com direitos restritos, na sequência à abolição. Três elementos importantes nessa transição foram: as origens políticas de Lincoln no partido Whig. O debate sobre o "solo livre" e a política presidencial durante a Guerra Civil. Nas páginas que se seguem farei uma revisão das principais posições apresentadas pelo debate historiográfico a respeito da influência desses fatores sobre o 16º presidente norte-americano.
Retratos do Front
Resenha do livro: SALLES, Ricardo. Guerra do Paraguai, Memórias e Imagens. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2003. 254 p.
Escravidão, federalismo e democracia: a luta pelo controle do Estado nacional norte-americano antes da Secessão
Este artigo analisa o processo de construção do Estado nacional norte-americano no período anterior à eclosão da Guerra Civil. Da perspectiva aqui esposada, o separatismo foi um elemento fundamental para o processo de construção do estado nacional nos Estados Unidos, principalmente porque a luta pelo controle do estado nacional foi um importante componente da crise que precedeu o início das hostilidades. Estas questões são exploradas através da análise das relações entre a escravidão e o sistema federal, no contexto da crise do Segundo Sistema Partidário. As discussões aqui apresentadas tomam como ponto de partida os argumentos de contribuições recentes, que analisaram o debate sobre a escravidão e a guerra como componentes importantes do processo de construção do estado nacional norte-americano.
