Jacqueline Hermann

Publicações

Dos estudos inquisitoriais à Micro-história global: uma entrevista com José Pedro Paiva

Entrevista V. 252024Baixar
Por: Jacqueline Hermann; Silvia Liebel - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); William de Souza Martins - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Beatriz Catão Cruz Santos - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Por ocasião da conferência “Entre História Global e Microstoria: investigar a partir de processos da Inquisição portuguesa”, a Universidade Federal do Rio de Janeiro recebeu o professor José Pedro Paiva no salão nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, em agosto de 2023. Nos desdobramentos do evento, pesquisadores do LAELAPS e do Sacralidades se congregaram para entrevistar o professor catedrático da Universidade de Coimbra, um dos mais destacados estudiosos do amplo campo da História Religiosa de Portugal e de seus domínios na Época Moderna. Sua vasta obra se ocupa de uma gama diversificada de aspectos da experiência religiosa católica decorrente dos princípios estabelecidos no Concílio de Tento (1545-1563), no contexto dos graves dilemas enfrentados pela cristandade moderna.

Sonhar o destino: projetos e impasses sobre a grandeza de Portugal

Resenhanº 26 / V. 142013Baixar
Por: Jacqueline Hermann

Resenha do livro: LIMA, Luís Filipe Silvério. O império dos sonhos. Narrativas proféticas, sebastianismo & messianismo brigantino. São Paulo: Alameda, 2010.

O rei da América: notas sobre a aclamação tardia de d. João VI no Brasil

Artigonº 15 / V. 82007Baixar
Por: Jacqueline Hermann

O texto apresenta algumas possibilidades analíticas para a decisão tardia de aclamar d. João VI no Brasil, tendo o rei assumido o título monárquico desde a morte de sua mãe, d. Maria I, em 20 de março de 1816. A decisão pela aclamação e a forma grandiosa da cerimônia, quase dois anos depois, deve ser analisada à luz da mudança do contexto europeu após a derrota de Napoleão, da restauração das forças monárquicas impressas nos tratados do Congresso de Viena, e, no Brasil, considerando os novos perfis dos ministros de d. João nos últimos anos de sua permanência na América.

Uma princesa solitária

Resenhanº 7 / V. 42003Baixar
Por: Jacqueline Hermann

Resenha do livro: AZEVEDO, Francisca Nogueira de. Carlota Joaquina na corte do Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

Dom Sebastião contra Napoleão: a guerra sebástica contra as tropas francesas

Artigonº 5 / V. 32002Baixar
Por: Jacqueline Hermann

O artigo analisa a sobrevivência do sebastianismo em Portugal no início do século XIX, a partir dos escritos que provocaram a chamada “guerra sebástica”, travada paralelamente às guerras contras as tropas de Napoleão Bonaparte.