David Eltis
Emory University
Publicações
A Diáspora dos Falantes de Iorubá, 1650-1865: Dimensões e Implicações
O objetivo geral do artigo é propor uma análise quantitativa da etnicidade Iorubá, em suas expressões na diáspora, uma vez que esse grupo não existia inicialmente como um povo, ou etnia, consciente de si mesmo. Trata-se de explorar em que medida as condições criadas no Novo Mundo pelo tráfico de escravos pôde acelerar a constante renovação da formação identitária dos Iorubás. Para tanto, pretende-se apresentar uma estimativa mais sistemática do envolvimento dos Iorubás na dinâmica do tráfico e explorar as implicações dessas descobertas para iluminar questões mais amplas do repovoamento das Américas.
Micro-história e tráfico transatlântico de escravos
Resenha do livros: HARMS, Robert W. The Diligent: A Voyage Through the Worlds of the Slave Trade. Nova Iorque: Basic Books, 2001, 448 pp.; MOUSER, Bruce L. A Slaving Voyage to Africa and Jamaica: The Log of The Sandown, 1793-1794. Bloomington: Indiana University Press, 2002, 224 pp.
Os mercados de escravos africanos recém-chegados às Américas: padrões de preços, 1673-1865
O presente artigo analisa as flutuações dos preços dos escravos recém-desembarcados nas Américas, com ênfase especial para as colônias britânicas do Caribe e para os Estados Unidos. Parte-se do suposto de que os preços podem ajudar a determinar aspectos cruciais da história do tráfico negreiro, tais como a interconexão entre os mercados e as determinações estruturais da oferta e da demanda. Seu material empírico provém de uma base de dados publicada pela Cambridge University Press, em 1999.
