Pular para o conteúdo

 

Sobre a Revista

Topoi. Revista de História, publicação quadrimestral do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem como objetivo central estimular os debates acadêmicos através de artigos, entrevistas, resenhas, traduções e ensaios de crítica histórica. Fundada em 2000, Topoi está aberta a todos os campos disciplinares, especialidades, períodos e temas históricos. Através do expresso convite à produção de textos originais, pretende estimular os debates acadêmicos, divulgando conclusões e experimentos da pesquisa contemporânea em história, trazendo para o público acadêmico os novos frutos intelectuais alcançados pelos estudiosos mais qualificados das humanidades. Publicada em versão impressa por mais de oito anos, Topoi assumiu, a partir de 2008, um novo suporte, apresentando-se então como revista eletrônica baseada nos princípios do livre acesso. A Topoi publica, em sua grande maioria, artigos de autores externos, sendo forte impulsionadora da exogenia. O tempo do processo editorial desde a submissão à edição do texto é em média de 20 semanas. A revista alia os avançados recursos da tecnologia editorial com a continuidade renovada de sua sólida e bem-sucedida tradição e permanece vocacionada a ser um polo divulgador da produção historiográfica contemporânea.

O título abreviado do periódico é Topoi (Rio J.), a ser empregado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Dados da revista: versão impressa ISSN 1518-3319 (2000-2008). Versão on-line, ISSN 2237-101X.

Editada por: Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ.

Topoi. Revista de História é avaliada como Qualis A1 e é indexada em:

Scientific Electronic Library Online (SciELO);

Directory of Open Access Journal (DOAJ);

Web of Science (SciELO Citation Index);

Web of Science (WoS Core Collection); 

SCOPUS / Scimago Journal & Country Rank (SJR);

Periódicos Capes;

Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex);

Portal para periódicos de livre acesso na Internet / Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (LiVre!);

Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (CLASE);

Sumários de Revistas Brasileiras.