Pular para o conteúdo

Topoi. Revista de História veicula diferentes tipos de textos inéditos: artigos, ensaios, entrevistas, traduções e resenhas críticas no formato de publicação contínua (a partir de 2024). Recebemos colaborações de forma permanente através do site mc04.manuscriptcentral.com/topoi-scielo. A Topoi é uma Revista de acesso aberto, disponibilizando consulta gratuita a todo o material produzido e disponibilizado por ela, assim como são também gratuitas a submissão e a publicação dos textos.

Todo o conteúdo da revista, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons BY-NC.

AVALIAÇÃO DOS TEXTOS SUBMETIDOS À TOPOI

A avaliação de manuscritos está sujeita à aprovação prévia do Comitê Editorial da revista, que leva em conta a adequação do texto ao projeto editorial e à qualidade do periódico. Uma vez aprovado pelo Comitê, o artigo é avaliado por ao menos dois pareceristas externos anônimos, no sistema de revisão por pares duplo-cego. Tendo em vista os pedidos de revisão dos pareceristas e do editor-associado responsável pelo texto, mais de uma rodada de avaliações pode ser realizada. A aceitação final depende de recomendação dos pareceristas, da efetivação pelo(s) autor(es) das alterações necessárias e da aprovação final pelo Comitê Editorial.

Resenhas, ensaios, traduções de documentos e entrevistas são de responsabilidade dos editores, o que torna facultativo o uso de pareceristas. Da mesma forma, traduções de textos já publicados em outras revistas estão sujeitas exclusivamente à aprovação do Comitê Editorial. Ressalta-se a não-publicação de traduções de artigos que não sejam inéditos pelo SciELO; nesse caso, o texto será divulgado normalmente pela Topoi, mas disponibilizado unicamente em nosso site.

Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados à pesquisa. Do mesmo modo, o comitê também solicita aos pareceristas que nos indiquem conflitos de interesse em relação ao texto a ser avaliado, o que pode levar à substituição do revisor ad hoc. Após a avaliação do manuscrito, no caso de sua aprovação, o autor poderá enviar à revista dados a respeito da instituição ou agência de fomento que financiou a pesquisa da qual resultou o trabalho, para que as informações sejam publicadas em uma seção final de agradecimentos no texto.

ORGANIZAÇÃO E FORMATAÇÃO DOS MANUSCRITOS

Recomenda-se que os autores, antes de submeterem seus trabalhos, verifiquem se estão contemplados todos os itens listados a seguir, uma vez que os textos que não seguirem estritamente os padrões editoriais da revista serão devolvidos aos proponentes antes mesmo da avaliação pelos pares.

1) A contribuição deve ser original e inédita (exceto nos casos de tradução, evidentemente), e não deve estar sendo avaliada por outra publicação. O Comitê Editorial reserva-se o direito de investigar a ocorrência de casos de dupla submissão ou plágio para artigos submetidos. Ressalta-se que a Topoi não publica extratos de dissertações ou teses; tais trabalhos devem passar por um processo de reescritura para que não sejam entendidos como autoplágio.

2) Os textos submetidos não devem conter quaisquer indicações de autoria. Manuscritos podem incluir material publicado anteriormente pelo(s) autor(es), desde que ele esteja claramente indicado, com referência completa, e que o artigo submetido traga significativa contribuição inédita. Recomenda-se parcimônia nas autorreferências. 

3) As submissões devem ser enviadas em arquivos no formato Microsoft Word. Se contiverem imagens fotográficas, ilustrações, tabelas e/ou gráficos, eles devem estar inseridos no corpo do texto. As tabelas e os gráficos são numerados consecutivamente com algarismos arábicos e encabeçados por título, com as fontes devidamente mencionadas em legenda alinhada à esquerda. As imagens, em formato JPG, têm legendas iniciadas pelo termo Figura e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, com as fontes devidamente mencionadas (autor, nome da obra, data, acervo de localização, dimensões, descrição material ou outras informações necessárias). No ato de submissão do artigo, o autor também deverá anexar separadamente as imagens e tabelas em boa resolução na plataforma ScholarOne. É de responsabilidade dos autores obter autorização de publicação para quaisquer imagens protegidas sob direito autoral.

4) Os trabalhos devem ser digitados em fonte normal Times New Roman 12; alinhamento justificado; tabulação padrão (1,25cm) no início dos parágrafos; espaço entre linhas 1,5 (não usar nenhum tipo de espaçamento “antes” e “depois”, nem entrelinhas “múltiplos” ou de qualquer outro tipo que não seja o especificado aqui); página tamanho A4; margens superior e inferior, direita e esquerda, 2,5 cm.

5) Citações com mais de três linhas são destacadas do texto, sem aspas, compondo parágrafo com recuo de 1,5 cm na margem esquerda, fonte normal Times New Roman, 11, espaço entre linhas simples. Citações com menos de três linhas são incluídas no corpo do texto, entre aspas, em fonte normal. Epígrafes devem ser alinhadas à direita, com um recuo de 7cm, letra 11, espaço entre linhas simples. A referenciação obedece ao padrão (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. XX). O uso de itálico deve ficar restrito a palavras e trechos em língua estrangeira.

6) Citações em língua estrangeira devem aparecer traduzidas; o original deverá constar em nota de rodapé, com a informação sobre a autoria da tradução. Em caso de tradução própria, emprega-se o padrão “Trad. livre do autor:”.

7) Topoi usa notas de rodapé de caráter explicativo, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. As notas aparecem ao fim de cada página, em fonte normal Times New Roman, tamanho 10, espaço entre linhas simples, justificadas.

8) As referências bibliográficas devem vir no corpo principal do texto, seguindo o sistema autor-data. Exemplo: (CASSIRER, 2001, p. 10).

9) As referências das fontes documentais (documentos arquivísticos, entrevistas, informações verbais) devem ser informadas de maneira integral apenas nas notas de rodapé, evitando o uso de Ibid. e op. cit. 

10) Ao fim do texto devem ser listadas as referências bibliográficas completas, em ordem alfabética. Devem ser listadas apenas as referências utilizadas no texto. Verifique abaixo o modelo adotado. Em caso de dúvida, é privilegiada sempre a versão mais recente das normas da ABNT.

SUBMISSÃO DE ARTIGOS

11) Os autores de artigos submetidos à Topoi devem ser doutores. Se o artigo for produzido em co-autoria, todos os autores devem ter necessariamente concluído o curso de doutorado e não possuir relação de orientação recente.

12) Os artigos devem possuir entre 40 mil e 60 mil caracteres com espaço, incluindo notas de rodapé e referências.

13) As seções de um artigo, pela ordem, são as seguintes: título em português, título em inglês, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, texto e referências bibliográficas. Recomenda-se o uso de subtítulos em negrito para dinamizar a leitura. Uma linha de espaço entre o parágrafo anterior e o subtítulo, e nenhum espaço entre o subtítulo e o início do parágrafo seguinte devem ser observados.

14) O resumo deve ser apresentado em um único parágrafo com, no máximo, 10 linhas (700 a 1.050 caracteres com espaço), acompanhado de cinco palavras-chave. Abstract e keywords seguem as mesmas especificações. Um bom resumo contém o tema, a delimitação espacial e cronológica, as principais fontes e referencial teórico utilizado, o argumento principal do artigo e suas conclusões.

SUBMISSÃO DE RESENHAS

15) Autores de resenhas devem possuir o título de mestre.

16) Resenhas críticas devem possuir entre 10 mil e 18 mil caracteres com espaço.

17) A obra a ser resenhada pode ter sido escrita em qualquer língua e publicada em qualquer país. Serão consideradas resenhas de obras publicadas no Brasil há no máximo dois anos, e de obras publicadas no exterior há no máximo quatro anos. 

18) O livro resenhado deve estar situado em algum dos variados campos de debates historiográficos contemporâneos, justificando-se, assim, sua publicação em uma revista de História.

19) Segundo recomendações do comitê editorial, pede-se que as resenhas sejam a somatória de uma breve descrição (partes, capítulos etc.), de um balanço historiográfico (situando o trabalho em sua corrente analítica) e de uma apreciação crítica da obra em si. Nesse sentido, toda resenha deve possuir um título que indique o objetivo analítico do resenhista.

20) Além do título (em português e inglês), as resenhas devem apresentar a referência bibliográfica completa da obra analisada, logo abaixo do título em inglês. Resenhas não contêm resumo, abstract, palavras-chave, keywords. Notas de caráter explicativo podem ser utilizadas nestes textos com parcimônia. As remissões bibliográficas devem vir no corpo principal do texto, seguindo o sistema autor-data. Exemplo: (CARVALHO, 2011, p. 397). As referências bibliográficas completas devem ser listadas em ordem alfabética ao final no texto.

21) Resenhista e autor resenhado não devem ter uma relação de orientação.

SUBMISSÃO DE TRADUÇÕES

22) Traduções devem ter entre 40 mil e 60 mil caracteres com espaço, incluindo notas de rodapé de caráter estritamente explicativo e referências. A submissão de tradução deverá vir acompanhada da autorização do autor do texto original.

NORMAS PARA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (LISTAGEM AO FINAL DOS ARTIGOS)

23) As referências bibliográficas devem estar de acordo com as normas mais recentes da ABNT. Veja exemplos abaixo:

Livros

BARTH, Fredrik. Process and Form in Social Life. Londres: Routledge & Kegan Paul, 1981.

BROCA, Brito. A vida literária no Brasil: 1900. Rio de Janeiro: José Olympio; Academia Brasileira de Letras, 2004.

Capítulo de livro

CASSIRER, Ernst. A linguagem. Introdução e exposição do problema. In: CASSIRER, Ernst. A filosofia das formas simbólicas. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 9-74.

Artigos de periódicos

CARVALHO, José Murilo de. República, democracia e federalismo no Brasil, 1870-1891. Varia Historia, Belo Horizonte, v. 27, n. 45, p. 395-423, jan./jun. 2011.

PALTI, Elias José. É possível pensar a História em uma era pós-subjetiva? Topoi. Revista de História, Rio de Janeiro, v. 11, n. 20, p. 4-14, jan./jun. 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/topoi/a/LzJCvSk8c9HBmNZLGzTqn9L/?lang=pt>. Acesso em: 20 set. 2010.

Artigo de publicação relativa à reunião científica

LOURENÇO, Eduardo. Dois fins de século. In: ENCONTRO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS DE LITERATURA PORTUGUESA, XIII, 1990, Rio de Janeiro. Atas… Rio de Janeiro: Lynx, 1992. p. 32-40.

Artigo de reunião científica publicado em anais eletrônicos

ARAÚJO, Rodrigo Cardoso Soares de. O polêmico Corsário, um pasquim da Corte Imperial (1880-1883). In: SEMINÁRIO DIMENSÕES DA POLÍTICA NA HISTÓRIA: ESTADO, NAÇÃO, IMPÉRIO, I, 2007, Juiz de Fora. Anais… Juiz de Fora: Clio Edições, 2007. p. 500-513 (Anais eletrônicos).

Tese ou dissertação

AZEVEDO, Francisca Lucia Nogueira de. Carlota Joaquina, Infanta de Espanha e Princesa do Brasil (1808-1814). Tese (Doutorado em História Social) – Programa de Pós-graduação em História Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.

Artigo de jornal

GLEISER, Marcelo. Newton, Einstein e Deus. Folha de S.Paulo, 13 jun. 2010. Ilustrada, p. A23.

Documento de arquivo

NOME DO ARQUIVO, Cidade. Título do documento. Catálogo, caderno, v., n., data, f. ou p. 

OBS.: A ABNT NBR 6023:2018 não utiliza mais “______.” e omite o nome de um autor, o nome deve ser repetido.

OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES

24) Anexos e/ou apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.

25) Todos os trabalhos em português deverão ser apresentados após revisão gramatical e ortográfica (de acordo com o estabelecido no Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa).

26) A Topoi. Revista de História também publica artigos em inglês, espanhol ou francês, passando esses textos pelo mesmo processo de avaliação por pares.

27) O envio de originais implica a cessão de direitos autorais e de publicação para Topoi. Revista de História. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

28) Aos autores é facultada a reutilização de artigos publicados na Topoi, desde que seja explicitada referência à publicação original na revista.

29) O sistema ScholarOne solicita as informações pessoais do(s) autor(es), como nome completo, endereço, telefone, e-mail e ORCID, além de dados como titulação, vínculo institucional, cargo, publicações mais recentes. Uma vez que o método de avaliação é o duplo-cego, os dados dos autores não são disponibilizados para os pareceristas. Cabe aos autores garantir a precisão, correção e atualização de tais informações.

30) A partir de 2024, todos os autores de manuscritos submetidos à Topoi deverão preencher um formulário de conformidade com a Ciência Aberta, que será enviado por e-mail pela secretaria da revista.

31) Deverá ser observado um interstício de dois anos entre as submissões de um mesmo autor, caso o manuscrito anterior tenha sido aceito ou não.

32) Havendo qualquer dúvida quanto ao envio de textos ou sobre o uso do ScholarOne, entre em contato com a revista através do email: topoi@revistatopoi.org.