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Topoi. Revista de História
Volume 18, Número 34 | Janeiro - Abril 2017



A Ilustração (Paris, 1884-1892) e a Revista de Portugal (Porto, 1889-1892): diálogos entre projetos editoriais e possibilidades técnicas.


Tania Regina de Luca


A Ilustração (Paris, 1884-1892) e a Revista de Portugal (Porto, 1889-1892): diálogos entre projetos editoriais e possibilidades técnicas.

Eça de Queirós e o grupo “vencidos da vida”. Fonte: A Ilustração, ano 2, v. 2, n. 18, capa, 20/09/1885

 


O objetivo deste artigo é investigar o contorno original do projeto que resultou na organização da Revista de Portugal, levado a cabo por Eça de Queirós. O periódico foi lançado em 1889 e desempenhou papel de relevo na discussão de questões estéticas e políticas do seu tempo. Entretanto, menos conhecida é a conjuntura que levou o escritor a decidir-se pela fundação do impresso, as idas e vindas da concepção editorial do mesmo, as intenções que acabaram por não se concretizar e o fato de a revista A Ilustração, de Mariano Pina, ter se constituído no ponto de partida do empreendimento. A análise deste caso concreto é relevante pois remete para as múltiplas possibilidades oferecidas pelo mercado de edição de impressos periódicos, então já efetivamente internacionalizado, além de evidenciar o papel desempenhado pelas possibilidades técnicas na definição da natureza de um impresso periódico bem como o duplo caráter do mesmo, a um só tempo mercadoria e instrumento de intervenção no espaço público.

 

Palavras-chave: Revista de Portugal; A Ilustração; Eça de Queirós; Mariano Pina; edição no século XIX.

 

Como citar: LUCA, Tania Regina de. A Ilustração (Paris, 1884-1892) e a Revista de Portugal (Porto, 1889-1892): diálogos entre projetos editoriais e possibilidades técnicas. Topoi. Revista de História, Rio de Janeiro, v. 18, n. 34, p. 91-115, jan./abr. 2017. Disponível em: <www.revistatopoi.org>.

 

 


A Ilustração (París, 1884-1892) y la Revista de Portugal (Porto, 1889-1892): diálogos entre proyectos editoriales y posibilidades técnicas.


El objetivo de este artículo es investigar el contorno original del proyecto que ha resultado en la organización de la Revista de Portugal, creada por Eça de Queiroz. El periódico ha sido lanzado en 1889 y tuvo un rol considerable en la discusión de cuestiones estéticas y políticas de su tiempo. Sin embargo, es menos conocida la coyuntura que llevó el escritor a decidirse por la creación del periódico, las idas y vueltas de su concepción editorial, las intenciones que no se concretizaron y el hecho de que la revista A Ilustração, de Mariano Pina, ha sido el punto de partida del emprendimiento. El análisis de este caso concreto es relevante pues remete hacia múltiples posibilidades ofrecidas por el mercado de edición de impresos periódicos, entonces ya efectivamente internacionalizado, además de evidenciar el rol de las posibilidades técnicas en la definición de la naturaleza de un impreso periódico y su doble carácter, al mismo tiempo mercancía e instrumento de intervención en el espacio público.

 

Palabras-clave: Revista de Portugal; A Ilustração; Eça de Queiroz; Mariano Pina; edición en el siglo XIX.

 

Cómo citar: LUCA, Tania Regina de. A Ilustração (Paris, 1884-1892) e a Revista de Portugal (Porto, 1889-1892): diálogos entre projetos editoriais e possibilidades técnicas. Topoi. Revista de História, Rio de Janeiro, v. 18, n. 34, p. 91-115, ene./abr. 2017. Disponible en: <www.revistatopoi.org>.

 

 

 

A Ilustração (Paris, 1884-1892) and Revista de Portugal (Porto, 1889-1892): Dialogues between Editorial Projects and Technical Possibilities.

 

The aim of this article is toinvestigate the origins and characteristics of the first project concerning the Revista de Portugal, carried out by Eça de Queiroz. The periodical was launched in 1889 and played a major role in the aesthetic and political issues of its time. However, little is known about the circumstancesinfluencing the decision to create the periodical, the comings and goings of its editorial conceptions, the intentions that were not accomplished, and the role of the magazine A Ilustração, and its director Mariano Pina, as the point of departure for the venture. The analysis of this real case is important because it shows the multiple possibilities offered by the publishing market, which was already effectively internationalized. It also highlights the impact of technical issues on the definition of a periodical’s nature as well as the double character of the product, at once merchandise and instrument for public intervention.

 

Keywords: A Ilustração; Revista de Portugal; Mariano Pina; Eça de Queiroz;Publishing in the nineteenth century.

 

Cite this item:LUCA, Tania Regina de. A Ilustração (Paris, 1884-1892) e a Revista de Portugal (Porto, 1889-1892): diálogos entre projetos editoriais e possibilidades técnicas. Topoi. Revista de História, Rio de Janeiro, v. 18, n. 34, p. 91-115, Jan./Apr. 2017. Availableat: <www.revistatopoi.org>.



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