Publicada em versão impressa por mais de oito anos, Topoi assumiu a partir de 2008 um novo suporte, apresentando-se então como revista eletrônica baseada nos princípios do livre acesso.

A revista alia os avançados recursos da tecnologia editorial com a continuidade renovada de sua sólida e bem-sucedida tradição e permanece vocacionada a ser um polo divulgador da produção historiográfica brasileira contemporânea. Topoi está aberta a todos os campos disciplinares, especialidades, períodos e temas históricos. E através do expresso convite à publicação ou da recepção espontânea de artigos e resenhas originais, pretende estimular os debates acadêmicos, publicando artigos, entrevistas, resenhas ou ensaios de crítica histórica acerca de diversas expressões da cultura.

Sua missão consiste em dar publicidade às conclusões e aos experimentos da pesquisa contemporânea em história, trazendo para o público acadêmico os novos frutos intelectuais alcançados pelos estudiosos mais qualificados das ciências e das humanidades.

Topoi. Revista de História é avaliada como Qualis A1 e é indexada em:
SciELO (Scientific Electronic Library Online)
CLASE (Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades)
Thomson Reuters
Latindex
LiVre!
Periódicos Capes
Sumários de Revistas Brasileiras
DOAJ